Lojas de Conveniência Futuras Tendências de Serviços                                                             

                                                                  

 

Com a ascensão do mercado de lojas de conveniência pequenas redes varejistas que anteriormente não possuíam grande expressividade econômico, se tornaram competitivas e atraentes aos olhos dos consumidores. A disputa de mercado se tornou acirrada e cada detalhe se tornou um diferencial. Um exemplo é o grupo Ipiranga, que passou de ser unicamente postos de combustíveis para pontos de lojas de conveniência, e aos poucos se prolifera adentrando nas rodovias com seu novo modelo de lojas am/pm, trazendo grande concorrência as já consagradas lojas Graal e Frango Assado.

Ao inserir em seus serviços, além dos já tradicionais, novidades como fast food, pizza, padaria e restaurantes, e ser 24 horas, as lojas Am/Pm exploram o lado do conforto, tais como wifi, área de descanso e play ground para crianças. Claramente demonstrando a tendência da procure em oferecer serviços diferenciados aos consumidores. A nova estratégia utilizada pelos gestores das lojas de conveniência se origina da crescente exigência dos clientes, alguns pontos mencionados pela maioria dos gestores se tornaram cruciais para manter viva a competitividade no mercado. Pontos como:

– Investir em promoções; no Brasil temos uma cultura onde se ama uma promoção, essas promoções passam a imagem ao consumidor de vantagem, de ganho ao mesmo, e a organização fica com o rótulo de ser benéfica, “amiga do consumidor”. – A renovação destas promoções; pesquisa do Popai Brasil (associação sem fins lucrativos, dedicada ao desenvolvimento da atividade de Marketing de Varejo no Ponto de Venda.) Mostra que os consumidores costumam frequentar as lojas de conveniência 13 vezes por mês, supermercado 4 vezes e padaria 20 vezes, devido a isso é de grande valia uma renovação nas promoções para que sempre que o cliente compareça a loja haja uma promoção. – Estimular as vendas através do frentista; Nos postos a missão de atrair o cliente para a loja pode ser muito bem trabalhada pelos frentistas, ele pode convidar o cliente que aguarda os serviços referente ao automóvel a conhecer os produtos e promoções oferecidos na loja e assim estimular o mesmo a consumir.

E falando em novidades, os postos de combustíveis vem trabalhando para mudar o perfil de serviços, incrementando o máximo possível de opções aos clientes, e para isso é preciso ir além do tradicional. Novamente citando a Ipiranga e as redes de lojas de conveniência Am/Pm, fontes afirmam que os diretores de negócios da loja estudam parcerias com redes de lavanderias, a ideia é montar um serviço de lavanderia distinto dos comumente encontrados no mercado, onde o cliente possui armários onde deixa sua roupa suja, e ao voltar as encontra lavadas e também passadas. Isso se torna um excelente meio de ampliar a oferta de serviços e fideliza o cliente de uma forma muito estreita. Além disso outros variados serviços que podem ser oferecido em pareceria com os postos de combustíveis podem trazer benéficos as lojas de conveniências, a ideia de barbearias estilizadas, ou serviços de cosmética feminina para estimular o fluxo feminino nas lojas. Todos esses aperfeiçoamentos e as novas tendências são reais e fazem do mercado de conveniência algo dinâmico e importante para a economia.

 

 

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